SĂȘneca


📜 LĂșcio Aneu SĂȘneca (CĂłrdoba, 4 a.C. – Roma, 65 d.C.)

FilĂłsofo, estadista e dramaturgo romano, SĂȘneca foi uma das figuras mais emblemĂĄticas do pensamento estĂłico na Antiguidade. Filho de SĂȘneca, o RetĂłrico, obteve sĂłlida formação intelectual e ocupou papel relevante na corte imperial, tendo sido tutor do jovem Nero. Sua proximidade com o imperador, no entanto, nĂŁo o livrou da desgraça polĂ­tica: acusado de conspiração, foi forçado a cometer suicĂ­dio, seguindo o costume romano de abrir os pulsos em gesto de dignidade e resignação filosĂłfica.

Como pensador, SĂȘneca destaca-se pela defesa da virtude, da razĂŁo e da serenidade diante das adversidades humanas. A filosofia estĂłica permeia sua obra, centrando-se na ideia de que o verdadeiro bem reside no domĂ­nio de si mesmo e na conformidade com a natureza racional do ser humano.

Suas principais obras filosĂłficas incluem os DiĂĄlogos, os tratados morais e, sobretudo, as cĂ©lebres EpĂ­stolas Morais a LucĂ­lio, que revelam com profundidade seu estilo literĂĄrio, sua Ă©tica e sua visĂŁo estoica da existĂȘncia. Embora exista debate acadĂȘmico sobre a autoria das tragĂ©dias atribuĂ­das a ele — tais como MedĂ©ia, As Troianas, Agamenon e Fedra —, a tradição as reconhece como parte de sua contribuição artĂ­stica, refletindo temas trĂĄgicos e dilemas humanos universais.


🧠 Pensamentos de SĂȘneca – ReflexĂ”es que atravessam os sĂ©culos:

  • “Nada Ă© tĂŁo baixo e vil quanto nos mostrarmos altivos com os humildes.”
  • “Desventurado Ă© aquele que, por si mesmo, se julga assim.”
  • “Presuma do teu amigo que, um dia, poderĂĄs tĂȘ-lo como inimigo.”
  • “Toda arte Ă©, em sua essĂȘncia, imitação da natureza.”
  • “O benefĂ­cio que se faz a todos, na prĂĄtica, nĂŁo se faz a ninguĂ©m.”
  • “Quem se aflige antes do tempo, aflige-se mais do que o necessĂĄrio.”
  • “Podes escapar dos outros, mas jamais fugir de ti mesmo.”
  • “Trata o inferior como desejas ser tratado pelo superior.”

© 2025 InterativaInfo

Share this content:

Publicar comentĂĄrio