Normas e Procedimenos CFC

NBC TSP 06 – Propriedade para Investimento;

NBC TSP 07 – Ativo Imobilizado;

NBC TSP 08 – Ativo Intangível;

NBC TSP 09 – Redução ao Valor Recuperável de Ativo Não Gerador de Caixa;

NBC TSP 10 – Redução ao Valor Recuperável de Ativo Gerador de Caixa;

NBC PA 290 (R2) – Independência em Trabalhos de Auditoria e Revisão;  

NBC PA 291 (R2) – Independência em outros Trabalhos de Asseguração.

Norma Brasileira de Contabilidade NBC PG 12 (R2)

Altera a NBC PG 12 (R1), que dispõe sobre Educação Profissional Continuada. A Norma, publicada no DOU neste dia 21 de dezembro, tem por objetivo regulamentar o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) para os profissionais da contabilidade; visa também definir as ações que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) devem desenvolver para viabilizar, controlar e fiscalizar o seu cumprimento. 

 

Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG 47

Dispõe sobre a receita de contrato com cliente. A norma, publicada no Diário Oficial da União (DOU) neste dia 22 de dezembro, foi elaborada de acordo com a sua equivalente internacional – IFRS 15 do International Accountinga Standards Board (Iasb). O objetivo desta norma “é estabelecer os princípios que a entidade deve aplicar para apresentar informações úteis aos usuários de demonstrações contábeis sobre a natureza, o valor, a época e a incerteza de receitas e fluxos de caixa provenientes de contrato com cliente”.

 

Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG 48

Dispõe sobre instrumentos financeiros. Publicada no DOU neste dia 22 de dezembro, a NBC TG 48 foi elaborada de acordo com a sua equivalente internacional – IFRS 9 do Iasb. O objetivo da norma “é estabelecer princípios para os relatórios financeiros de ativos financeiros e passivos financeiros que devem apresentar informações pertinentes e úteis aos usuários de demonstrações contábeis para a sua avaliação dos valores, época e incerteza dos fluxos de caixa futuros da entidade”.

 

Norma Brasileira de Contabilidade ITG 09 (R1)

Altera a ITG 09, que dispõe sobre as demonstrações contábeis individuais, demonstrações separadas, demonstrações consolidadas e aplicação do método da equivalência patrimonial. Publicada no DOU neste dia 22 de dezembro.

 

Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG 02 (R2)

Altera a NBC TG 02 (R1) que dispõe sobre os efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis. Publicada no DOU neste dia 22 de dezembro.

 

Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG 03 (R3)

Altera a NBC TG 03 (R2), que dispõe sobre a demonstração dos fluxos de caixa. Publicada no DOU no dia 22 de dezembro.

 

Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG 26 (R4)

Altera a NBC TG 26 (R3), que dispõe sobre a apresentação das demonstrações contábeis. Publicada no DOU neste dia 22 de dezembro.

 

Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG 32 (R3)

Altera a NBC TG 32 (R2) que dispõe sobre tributos sobre o lucro. Publicada no DOU neste dia 22 de dezembro.

 

Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG 39 (R4)

Altera a NBC TG 39 (R3), que dispõe sobre instrumentos financeiros: apresentação. Publicada no DOU neste dia 22 de dezembro.

CFC publica NBC TA 720 e revisa diversas Normas Brasileiras de Contabilidade
Nova norma dispõe sobre Responsabilidade do Auditor; outras 17 normas foram revisada

Normas do Novo Relatório do Auditor Independente são publicadas pelo CFC

Brasília – As auditorias de demonstrações contábeis para períodos que se encerram em 31 de dezembro de 2016, ou após essa data, estarão sujeitas a um novo conjunto de Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria Independente (NBC TA). As seis primeiras Normas que compõem esse conjunto, chamado de Novo Relatório do Auditor Independente (NRA), foram publicadas nesta segunda-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU), pelo Conselho Federal de Contabilidade.

CFC institui, em resolução, rito de cassação de registro de contador

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade publicou no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (4), a Resolução nº 1.508/2016, que foi aprovada pelo Plenário do CFC no dia 17 de junho. A nova norma regulamenta a penalidade de cassação do registro profissional decorrente de processos administrativos no âmbito dos Conselhos de Contabilidade, conforme previsto na Lei nº 12.249/2010.

Novo sistema para emissão da Decore entra em vigor dia 16
Objetivo é reforçar a confiabilidade da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – CFC 


©2016 – InterativaInfo – Direitos reservados