Qual o percentual aceitável para ser considerado plágio?

Atenção!

A técnica de determinação da semelhança entre documentos empregada no CopySpider não pode ser interpretada como mensuração do problema de plágio.

Sobre a definição de plágio, indicamos o estudo do conteúdo disponível em plagiarism.org.

O limite de 3% contido no CopySpider para indicação de possível existência de cópias indevidas (plágio) entre documentos está apoiada em pesquisas internacionais sobre os temas anti plagiarism (anti plágio) e document similarity (semelhança de documentos).

Também é importante destacar que o limite de 3% não está diretamente relacionado à comparação de conteúdo, texto e parágrafos, dos arquivos. Por exemplo, ao encontrar um resultado de 10% entre um documento de entrada A e outro B disponível na internet, não significa que 10% do documento B foi encontrado no conteúdo do documento A.

De forma simplificada, o limite de 3% está relacionado à comparação e identificação de trechos rarosentre os documentos A e B. Os trechos raros são sequências de palavras que aparecem poucas vezes, geralmente apenas uma, em cada documento.

Quando o CopySpider encontra um conjunto comum de 3% ou mais de trechos raros, baseando-se em pesquisas internacionais, conclui-se que é grande a chance do conteúdo dos documentos terem cópias, o que pode ser interpretado posteriormente como plágio.

A conclusão sobre o erro ou falta associada ao plágio é de inteira responsabilidade do usuário (avaliador) dos resultados determinados pelo CopySpider.

Para mais detalhes, Indicamos algumas referências bibliográficas de apoio:

TEIXEIRA, C. M.; CICOGNA, M. A.; MORAIS, M. R. Software para detecção de textos com plágio baseado em busca pela internet. Anuário da Produção de Iniciação Científica Discente, [S.l.], v. 14, n. 24, p. 221-241, 2014. 

LYON, C. M.; MALCOLM, J. A.; DICKERSON, R. G. Detecting short passages of similar text in large document collections. 2001. Disponível em: <https://uhra.herts.ac.uk/dspace/bitstream/2299/1695/1/901890.pdf>. Acesso em 20 maio 2014.

Fonte: http://copyspider.com.br/main/pt-br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *