Entenda os microprocessadores olhando para esse lindo e brilhante ‘Megaprocessador’

Praticamente tudo hoje em dia que é incrível na tecnologia o é graças ao microprocessador. Bilhões deles são fabricados todos os anos, e eles são uma das principais razões pelas quais você consegue ler este maravilhoso site. Mas poucas pessoas entendem o que está acontecendo dentro do pequeno circuito integrado. Aqui vai um curso básico.

• Cientistas acharam um jeito de armazenar dados em átomos simples
• Como escolher o processador e a placa-mãe certos

O pessoal do Centre for Computing History, em Cambridge, tem uma máquina de meia tonelada que expande todos os pequenos detalhes que acontecem em um microprocessador até uma escala que é mais fácil de entender. Ele foi batizado de “O Megaprocessador”, e seu criador, James Newman, nos explica como ele funciona no vídeo abaixo.

qbsk5sbf8x3flklqbwfg

A criação de Newman é impressionante o bastante para ser apreciada sozinha. Usando cerca de 40 mil transistores e dez mil LEDs, ela diagrama todas as diversas comunicações e cálculos de números que acontecem dentro de um microprocessador para, no final, rodar um imenso jogo de Tetris.

Para realmente absorver todos os detalhes, você precisa visitar o museu em pessoa e passar algum tempo com o Megaprocessador. Mas, eu garanto, em pouco menos de sete minutos você pode entender a base do que acontece em um microprocessador bem o bastante para se gabar em uma festa de nerds.

Já que muitos de nós não vamos conseguir visitá-lo, eu recomendo que você siga o Twitter do Centre for Computing History. Ele sempre nos mostra antiguidades tecnológicas e gráficos interessantes.

[Centre for Computing History]

Imagem do topo: Centre for Computing History

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *